top of page
33.png

O papel da energia solar na conservação de recursos hídricos

  • Foto do escritor: TAG
    TAG
  • 22 de out. de 2025
  • 2 min de leitura


Quando falamos em energia, poucas pessoas associam geração elétrica com consumo de água. No entanto, muitas fontes tradicionais de energia demandam grandes volumes de água para funcionar o que agrava ainda mais os desafios enfrentados em regiões com escassez hídrica.

É aí que a energia solar fotovoltaica se destaca como uma aliada estratégica na preservação dos nossos recursos naturais, principalmente da água.

Você sabia que gerar energia consome água?

Fontes como termoelétricas a carvão, gás natural e até usinas nucleares usam água para resfriamento dos equipamentos ou para geração de vapor. Até mesmo as hidrelétricas, apesar de serem consideradas fontes renováveis, provocam grandes impactos nos ecossistemas aquáticos e perdem milhões de litros por evaporação.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a geração de energia está entre os setores que mais consomem água no mundo — ficando atrás apenas da agricultura.

Energia solar: geração limpa e quase sem uso de água

A tecnologia solar fotovoltaica se diferencia porque:

- Não utiliza água para gerar eletricidade  - Não interfere no fluxo de rios ou lagos - Evita processos de resfriamento ou vapor  - Reduz a demanda sobre sistemas hídricos já pressionados

Ou seja, ao escolher um sistema solar, tu estás não só economizando na conta de luz — mas também ajudando diretamente a conservar um dos recursos mais valiosos do planeta: a água doce.

Comparativo: Consumo de água por fonte de energia (por MWh gerado)

Fonte de Energia

Consumo de Água Estimado

Carvão (termoelétrica)

até 2.000 litros

Gás Natural

até 1.100 litros

Hidrelétrica

4.500 a 18.000 litros*

Energia Solar FV

menos de 10 litros

Evaporação acumulada em grandes reservatórios

Em tempos de crise climática, cada gota conta

Com eventos extremos se tornando mais frequentes, preservar a água é uma prioridade global. E no setor energético, a transição para fontes renováveis que preservem os recursos naturais é parte essencial da solução.

Imagine uma indústria que consome milhares de kWh por mês migrando para energia solar. Além da economia financeira, está também evitando o uso de milhões de litros de água por ano, que poderiam estar sendo usados para abastecimento humano, agricultura ou preservação ambiental.

Como a TAG Energy contribui para esse cenário?

Na TAG Energy, trabalhamos para levar energia limpa e consciente para empresas, propriedades rurais e residências. Nossos projetos solares são pensados não só para gerar economia, mas também para reduzir impactos ambientais, incluindo o uso e desperdício de água.

Cada sistema instalado é um passo rumo a um futuro mais sustentável e equilibrado.


Quer gerar tua própria energia e ainda ajudar a preservar a água do planeta?  Fala com a TAG Energy. Juntos, podemos transformar o teu consumo em uma atitude de impacto positivo.






 
 
 

Comentários


bottom of page